FILMES E DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER TEMAS GLOBAIS

  • 0

FILMES E DOCUMENTÁRIOS PARA COMPREENDER TEMAS GLOBAIS

Category : Blog

Filmes, documentários e séries podem ser ótimas ferramentas pedagógicas, pois ajudam os estudantes a compreenderem um conteúdo novo de forma mais descontraída. Separamos dois filmes e dois documentários que retratam temas globais que podem aparecer no ENEM. Não deixe de indicar para os seus alunos.

COMO MUDAR O MUNDO: A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ ORGANIZADA

Na década de 70 um grupo de amigos navega até uma pequena cidade do Alasca que estava sendo usada pelo governo americano como local de testes nucleares. Os jovens, com desejo de mudar o planeta, fundam uma das mais poderosas organizações mundiais, o Greenpeace, e mudam o conceito moderno de sustentabilidade e ecologia. O ENEM costuma cobrar temas relacionados ao meio ambiente, portanto é uma ótima dica! 🙂

DEEP WEB

A internet que conhecemos (também chamada de Surface Web) representa uma fração muito pequena do que a grande rede realmente é. Podemos dizer que a Surface Web é apenas a pontinha do iceberg, enquanto o resto do iceberg, a parte submersa, recebe o nome de Deep Web. Estudos estimam que a Deep Web seja 500 vezes maior que a Surface Web. Mas o que encontramos na Deep Web? Comércio de drogas ilegais, órgãos, armas e pessoas, pornografia infantil, encomenda de assassinos de aluguel etc. E são apenas alguns dos exemplos do que é encontrado por lá.

Este documentário traz os bastidores da prisão de Ross Ulbricht, criador do site Silk Road, que vendia drogas ilícitas na Deep Web. Ross, conhecido pelo pseudônimo de Dread Pirate Roberts, foi preso em 2013 e foi condenado a prisão perpétua. Ótimo para compreender um pouco mais do que ocorre na Internet, recurso presente no nosso dia a dia.

ELYSIUM

No ano de 2159, o mundo é dividido em dois grupos: os ricos, que vivem numa suntuosa estação espacial, chamada Elysium, e os pobres, que vivem na Terra arruinada, poluída e superpovoada. As pessoas que vivem na Terra estão desesperadas para escapar da pobreza, da criminalidade e, principalmente, das doenças. Muitos necessitam (desesperadamente) da assistência médica disponível somente em Elysium, mas a secretária do governo faz de tudo para impor o cumprimento das leis anti-imigração e preservar o estilo de vida luxuoso dos residentes da estação espacial. Porém, Max, um pobre cidadão da Terra tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas. Um filme sobre o futuro, mas que faz lembrar os dias atuais, não é mesmo?

1984

Baseado no livro homônimo de George Orwell, escrito em 1949 e considerado por muitos críticos como o melhor livro do século XX.

Em 1984, o Reino Unido está sob o regime totalitário, controlado com mão de ferro pelo partido. Há telas de TV (“teletelas”) espalhadas em toda parte, que servem de olhos para o Grande Irmão (ditador e líder do partido), pois a intenção é controlar e ver o que os cidadãos fazem. Winston Smith vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo até que comete o atrevimento de se apaixonar numa sociedade em que os sentimentos são considerados ilegais. A obra faz uma denúncia ao totalitarismo e não deixa de ser um pouco profética ao abordar a questão da privacidade, de sermos monitorados o tempo todo. E, por falar, em monitoramento você sabia que o reality show Big Brother (Grande Irmão) foi inspirado no livro 1984? O criador do programa contesta, mas as referências não negam.

Agora que já viu nossas dicas, não deixe de colocá-las em prática! Veja nossos temas de redação e repasse para os alunos praticarem. 😉

Fonte: Imaginie


Deixe seu comentário: